EventosCarros

Alugamos carros antigos ou clássicos para o seu evento na cidade de Taubaté-SP e proximidades.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Apaixonados pelo Fordinho


A história do Fordinho 29


O Ford "Modelo A", assim chamado por Henry Ford, foi construído no período de outubro de 1927 até abril de 1932. Em cima da mesma plataforma foram desenvolvidas cerca de 25 variações do modelo. Conversíveis, cupês, sedãs e até caminhões eram fabricados sobre o mesmo chassi.

O carro foi lançado no mercado em dezembro de 1927, após um suspense mundial de seis meses. Todos aguardavam, ansiosos, pelo substituto do Modelo T. A expectativa criada em torno do veículo era tão grande que, no natal de 1927, formaram-se enormes filas diante das revendas, para vê-lo. Muitas vitrinas foram quebradas pela multidão. Somente em Nova York, um milhão de pessoas desfilaram pelos salões onde se expunha o carro. O sucesso de vendas também foi espantoso. Em poucas semanas, havia mais de 800 mil encomendas.

No Brasil, os Fordinhos vinham em sistema de CKD e eram montados na moderníssima fábrica da rua Solon, no Ipiranga. Com motor de 4 cilindros, 40 cv de potência a 2 300 kgfm, câmbio de três marchas, embreagem monodisco a seco, partida elétrica, freios nas quatro rodas e refrigeração a água com bomba, o carrinho foi pioneiro no pais. De pneus magrinhos e batida compassada dos pistões, tornou-se ferramenta de desbravamento, transformando picadas em trilhas e estradas.

Alguns entraram para a história, como os utilizados pelo Marechal Cândido Rondon, na conquista do sertão e outro pertencente à Prefeitura de São Paulo, até os dias de hoje, que serviu ao presidente Whashignton Luís e carregou armas na revolução de 1932.

Por Alexandre de Freitas

Fontes: 
http://www.fenix.com.br/sites_parceiros/cvago/Wiki/index.php?title=Clube_do_Fordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário